Showroom: Av. Rudge, 298, Bom Retiro, São Paulo - Visitas com hora marcada

Artistas nipo-brasileiros mostram seus trabalhos durante festival em São Paulo

Festival Nikkey Matsuri

Com o tema Mottainai, termo japonês que expressa o desperdício no sentido mais amplo, começou na semana passada o Festival Japonês XI Nikkey Matsuri, que traz obras de artistas nikkeis (denominação em língua japonesa para os descendentes nascidos fora do país) e convidados. O objetivo é conscientizar, por meio da arte, sobre a importância da utilização de recursos, sejam eles materiais ou imateriais, como o tempo, por exemplo.

Entre os artistas plásticos convidados estão Yutaka Toyota e Kenji Fukuda. Na mesma exposição, um espaço com obras peruanas, trazidas em parceria com o Consulado Geral do Peru, mostram a cultura daquele povo que também recebeu influência japonesa.

Organizada pelo coletivo “Oriente-se”, composto por atores profissionais com ascendência oriental, a Mostra de Curtas-Metragens contará com 14 filmes de aproximadamente seis minutos cada. Os curtas abordam temas como a diversidade étnica, social e de gênero e procuram mostrar o dia a dia dos nikkeis brasileiros, sem estereótipos.

A mostra de curtas será encerrada nos dias 7 e 8 de abril, quando haverá um bate-papo com os integrantes do coletivo. A exposição ficará aberta para visitação até 14 de abril. Ambas têm entrada franca.

Mostra Longas Premiados

A programação audiovisual ocorre durante todo o ano, ampliando a sua grade como mais um espaço dedicado ao cinema, com ênfase na produção nacional, exibindo filmes e outras ações formativas do audiovisual, sempre às terças-feiras. Em abril, apresentará filmes selecionados na edição passada do festival “É Tudo Verdade”, em parceria com a organização, e reprisará o filme vencedor deste ano.

Em maio, o tema escolhido pela curadoria incluirá filmes realizados em 1968, dando um panorama do que os brasileiros assistiram há 50 anos. Em junho, haverá mostra de cinema latino-americano, em parceria com La Clac Escuela de Cine – Eduardo Ruderman, de Buenos Aires.

 

Serviço

11º Nikkey Matsuri – Festival Japonês

Data: 7 e 8 de abril de 2018, das 9h às 18h

Local: Memorial da América Latina, ao lado da estação Palmeiras/Barra Funda do Metrô.

Entrada gratuita

Fonte: Agência Brasil