Sobre o designer
Pedro Useche, arquiteto venezuelano, iniciou sua carreira de designer de mobiliário no Brasil onde mora desde 1984. Seis anos depois construiu seu atelier, em São Paulo. Em sua variada produção, procura alcançar o equilíbrio entre estética e funcionalidade, sem se preocupar com modismos.
Entretanto, o que mais se destaca no seu trabalho, são as soluções ousadas como o sistema de fixação das prateleiras do revisteiro Eixo 7, a estrutura de madeira da linha Flexus e a exploração do material (madeira) no seu limite de resistência da linha R. Faz algum tempo, desenvolve sistemas construtivos que permitem a execução de famílias de móveis, facilitando variações de formas e de dimensões.
Versátil com relação aos materiais gosta de estudá-los e explorá-los nos seus limites. Ganhou menção honrosa no MCB em 1990 com a cadeira Mulher e em 1996 com a cadeira Grillo. Ganhou 1º prêmio Joaquim Tenreiro com o revisteiro Eixo 7 no MCB no ano de 1998, e 1º prêmio na 1ª edição do concurso Brasil Faz Design, na categoria manejo sustentável, com a cadeira 20R no ano de 2000.
Em 2001, ganhou o prêmio nacional Abimóvel, na categoria móvel para estar social com o banquinho 3L. Em 2004, ganhou um prêmio à competitividade com design e princípios ecológicos finalistas 2003/2004 com a poltrona Flexus – prêmio Eco Design 2004. Participou também cinco vezes da Mostra Brasil Faz Design em Milão. Ministrou curso de Pós-Graduação em arquitetura no Senac, e participou da V CONAD com a palestra “20 anos em São Paulo Arquitetura e Design”.
Foi selecionado para participar da sexta Bienal internacional de arquitetura em São Paulo, com projeto residencial no ano de 2005. Em 2006/2007 ministrou curso Máster de Design de Produto Mobiliário, na Escola Pan-Americana de Arte e Design. Móveis de design relacionados: cabideiro galho, carrinho de chá goitacá, cadeira vira vira, mesa flexus.