Showroom: Av. Rudge, 298, Bom Retiro, São Paulo - Visitas com hora marcada

Startup produz casas em 24 horas e com baixo custo

A startup Icon, sediada em Austin, apresentou uma inovação incrível esta semana durante a South by Southwest (SXSW), principal festival de economia criativa do mundo que também acontece na cidade texana, nos Estados Unidos. Usando a tecnologia 3D em uma impressora Vulcan, a empresa é capaz de produzir casas de concreto de 60 m² em no máximo 24 horas.

Hoje, o preço de cada unidade fica em torno de USD 10 mil (cerca de R$ 35 mil), mas a empresa espera poder baixar esse custo para USD 4 mil (cerca de R$ 14 mil). “É muito mais barata que a típica casa americana”, disse o co-fundador da Icon Jason Ballard.

Em parceria com a ONG de habitação New Story, os construtores do Texas esperam alcançar sua visão de criar “casas de qualidade sustentáveis acessíveis a todos”. A apresentação na SXSW vem depois de um relatório do World Resources Institute estimar que 1,2 bilhão de pessoas vivem em cidades sem habitações acessíveis ou seguras. “A Icon acredita, como eu, que a impressão em 3D será um método para todos os tipos de habitação”, acrescentou a co-fundadora da New Story, Alexandria Lafci.

Os parceiros esperam construir uma comunidade de 100 casas impressas em 3D em El Salvador no próximo ano.

Confira abaixo o vídeo impressionante: