Showroom: Av. Rudge, 298, Bom Retiro, São Paulo - Visitas com hora marcada

Museu de Arte Moderna de Nova York faz exposição sobre Tarsila do Amaral

Museu de Arte Moderna da Nova York

Uma das maiores artistas do modernismo brasileiro, Tarsila do Amaral ganhou exposição em sua homenagem no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). As exibições acontecem de 11 de fevereiro a 3 de junho no segundo andar do local. Batizada com o nome de “Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil” (Tarsila do Amaral: Inventando a Arte Moderna no Brasil), a mostra reúne mais de 100 desenhos, fotos, esboços e pinturas da artista.

A exposição conta toda a trajetória de Tarsila, abordando diversas fases da pintora como o seu nascimento na cidade de Capivari (São Paulo) em 1886, o curso realizado na Academia Julian em Paris e sua participação do movimento antropofágico. Tarsila também fez parte do “Grupo Dos Cinco” em conjunto com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Menoti Del Picchia, que criaram a Semana de Arte Moderna do Brasil em 1922.

Importantes obras do movimento modernista estão presentes na exposição como “Abaporu”, quadro feito para seu marido Oswald de Andrade, e “Operários”, que retrata o panorama do Brasil durante a grande depressão de 1929. A artista faleceu em 1973 aos 86 anos na cidade de São Paulo.

Veja detalhes dos trabalho de Tarsila do Amaral em exibição no Museu de Arte Moderna de Nova York: